-
Arquitetos: Garrido Lizarraga Arquitectos
- Área: 400 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Manolo Solís
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Zen foi concebida para a família de uma professora de ioga que desejava integrar sua residência com um espaço de estudo. O programa arquitetônico exigia os elementos básicos de uma casa unifamiliar, com a única condição imposta pelos proprietários de preservar a maior quantidade possível de árvores existentes, evitando remoções a todo custo. Esse desafio de conservar as árvores foi, na verdade, o motor do projeto, já que o planejamento e o conceito arquitetônico surgiram a partir dessa premissa.
Após definir a implantação em termos de zoneamento, procedeu-se ao desenho dos espaços internos e suas conexões. Um pórtico de dupla altura sinaliza o acesso à casa principal, enquanto outro pórtico de menor tamanho (2 metros de altura) marca o acesso ao salão de ioga. Ao passar pelo primeiro pórtico, pode-se optar por continuar diretamente para o terraço coberto ou entrar no interior da residência. Um espaço em pé-direito duplo, interrompido por uma ponte curva, atua como transição entre a sala de jantar e a cozinha.
No segundo nível, esse mesmo espaço conecta a sala de estar com os dormitórios. Este ponto é o coração do projeto, já que todos os espaços convergem aqui, promovendo a convivência familiar e permitindo desfrutar de uma arquitetura dinâmica graças às variadas perspectivas criadas pelos vazios, as alturas duplas e o jogo de luzes e sombras.
A construção da casa utiliza concreto aparente tanto nas paredes quanto nos tetos, enquanto os pisos são finalizados com cimento branco e as janelas contam com esquadrias na cor preta. Essa paleta cromática neutra ressalta a beleza natural do terreno, utilizando as paredes altas e extensas de concreto como tela para que a natureza desenhe sua silhueta sobre elas.
O projeto culminou na preservação de 45 árvores nativas e uma significativa redução da temperatura ambiente em comparação com outras áreas da cidade. Graças à essa conservação, a fauna local pôde manter sua relação com o entorno, permitindo que pássaros como papagaios, beija-flores, cardeais e rouxinóis continuem utilizando seus ninhos. A casa se caracteriza por uma arquitetura sóbria, serena e minimalista, que não busca se destacar em seu contexto, mas se integrar a ele e aproveitar suas virtudes.